Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

A Medalha de São Bento

A Medalha de São Bento é um objeto sagrado examinado e aprovado pela Igreja, e que reúne a força triunfante da Santa Cruz, que nos salvou, à recordação de São Bento, um dos mais ilustres servidores de Deus.

Basta que o cristão considere a virtude soberana da Cruz de Jesus Cristo para compreender a dignidade de uma medalha na qual ela vem representada.

A Cruz foi, na realidade, o instrumento da redenção do mundo; ela é a árvore da salvação sobre a qual foi expiado o pecado original. Depois do Santíssimo Sacramento, nada há sobre a terra mais digno de nosso respeito do que a Cruz.

A honra de figurar na mesma medalha com a imagem da Santa Cruz foi concedida a São Bento, com a finalidade de indicar a eficácia que aquele sagrado sinal teve em suas mãos.

São Gregório Magno, que escreveu a vida do Patriarca São Bento, o representa dissipando com o sinal da Cruz suas próprias tentações, e quebrando com o mesmo sinal, feito sobre uma bebida envenenada, o cálice que a continha.

Se o espírito maligno, para aterrorizar os monges, lhes faz parecer em chamas o mosteiro de Monte Cassino, São Bento logo dissipa esse prodígio diabólico fazendo sobre as chamas fantásticas o mesmo sinal da Paixão do Salvador.

Quando seus discípulos andam interiormente agitados pelas sugestões do tentador, indica-lhes como remédio o traçarem sobre o coração a imagem da Cruz.

Assim, inúmeros exemplos e fatos se tiveram pelo uso eficaz do sinal da Cruz.

A Medalha de São Bento deve ser benta por uma oração especial, própria para a medalha. Normalmente muitas pessoas não sabem disso. Compram a Medalha e já logo colocam ao pescoço, ou ainda pedem para o padre benze-la com uma benção comum de objeto religioso. Porém é necessário que a Medalha receba uma benção especial própria da medalha. Há uma benção própria para isso. Como se trata de uma benção longa, os padres normalmente pedem para reunir todas as Medalhas e assim poder benzer todas de uma só vez.

Uma certa vez, uma senhora estava com problemas sérios em sua família. Desacertos com seu marido, filhos rebeldes, vida financeira ruim... Ficou sabendo da Medalha de São Bento, comprou-a e pediu para o sacerdote benze-la com a oração exorcística própria da medalha. Em sua casa havia um filtro de barro para colocar água. Toda a vez que enchia o filtro, ela mergulhava a medalha na água e com fé pedia a São Bento que ajudasse sua família. Ao cabo de alguns dias tudo começou a melhorar, pois a água santificada pelo contato com a Medalha de São Bento trouxe grandes graças para todos que a bebiam.

Numa localidade da Sabóia, pelos idos 1861, uma menina de seis anos era atormentada por dores agudas. Seus nervos tinham de tal modo se contraído que não se podia toca-la com a ponta do dedo se que ela sentisse fortíssimas dores. Neste estado, não podia aceitar alimento ou bebida de espécie alguma.
Duas religiosas foram visitar a menina doente, para levar a sua mãe algum conforto. Levavam consigo algumas medalhas de São Bento.
Chegando lá recomendaram que colocassem a medalha de São Bento no pescoço da menina, e tentassem faze-la engulir alguma bebida em que se houvesse mergulhado a Medalha.A mãe da enferma cumpriu fielmente a piedosa prescrição, e imediatamente se fez sentir um notável alívio. Ao Cabo de Alguns dias, levanta-se a menina perfeitamente curada.

Assim, são inúmeros os casos de curas, de milagres, de graças recebidas através do poder exorcístico da Medalha de São Bento.
Na frente da medalha aparece uma cruz e as letras C S P B gravadas. Estas letras são abreviações da frase em latim:
Cruz Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento).

Na haste vertical da cruz estão gravadas as letras: C S S M L que significam:
Crux Sacra Sit Mihi Lux (A cruz sagrada seja minha luz).

Na haste horizontal, as iniciais N D S M D:
Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o dragão (demônio) meu guia).

No alto da cruz está gravada a palavra PAX (Paz), que é o lema da Ordem de São Bento.

As letras: V R S N S M V que significam:
Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana
(Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs).

E as letras S M Q L I V B:
Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas
(É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno).
A imagem de São Bento aparece no verso da medalha. Ele segura na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges beneditinos. Na outra mão, ele segura a cruz. Ao redor da medalha, lê-se:
Eius in Obitu nro Praesentia Muniamur
(Que São Bento nos conforte na hora da nossa morte).

“A Cruz Sagrada seja a minha luz,
Não seja o dragão o meu guia.
Retira-te Satanás,
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces,
Bebe tu mesmo o teu veneno.”

("A história maravilhosa e a eficácia comprovada da Medalha de São Bento - Dom Próspero Guéranger - Abade de Solesmes)

10 comentários:

  1. Maravilhoso! Riqueza de detalhes nas explicações. A medalha realmente é uma maravilha! Parabéns por mais esse presente tão digno. Meu abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Jorge, esse texto de Dom Gueranger, OSB é um excelente texto sobre a medalha de São Bento! Como beneditino, ele certamente testemunho o efeitos maravilhosos da medalha usada com fé!

    Parabéns por publicar este excerto da obra de Dom Gueranger sobre a Medalha de São Bento. Se eu não me engano, você é o primeiro a publicar esse texto na internet!!!

    Vou enviar a você também o texto da bênção da Medalha de São Bento! Assim os sacerdotes podem abençoar a medalha conforme a sua bênção própria!

    Eu consegui o texto com um monge beneditino, que também é padre.

    ResponderExcluir
  3. O texto da Bênção da Medalha de São Bento é o seguinte:

    - O nosso auxílio está no nome do Senhor

    - Que fez o céu e a terra.

    - Exorcizo-te, Medalha, por Deus Pai + onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que contêm.

    Todas as forças malignas e todos os exércitos diabólicos, com todos os seus poderes e persuasões sejam afugentados e extirpados por meio desta Medalha, a fim de que todos os que a usam tenham saúde de corpo e de espírito: Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito Santo +. Amém.

    - Ouvi, Senhor, a minha oração.

    - E chegue a vós o meu clamor.

    - O Senhor esteja convosco,

    - E com o teu espírito.

    Pai Nosso...

    Oremos.
    Deus eterno e todo-poderoso, pela intercessão de Nosso Pai São Bento, vos suplicamos: seja esta Sacra Medalha com suas inscrições e caracteres abençoada por Vós +, a fim de que seus portadores possam realizar boas obras, obter santidade de corpo e de alma, receber a graça da santificação e as indulgências concedidas, ter o vosso auxílio para afugentar o maligno com suas fraudes e ciladas e um dia comparecer à vossa presença santos e imaculados. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

    Que a vossa bênção, Deus Pai onipotente +, Filho e Espírito Santo, desça sobre esta Medalha e sobre quem a utiliza, e permaneça para sempre.

    Asperge-se a Medalha com água benta.

    P.S.: A bênção deve ser dada por um sacerdote. Essa é uma oração que é própria de sacerdotes. Os leigos e religiosos que não sejam sacerdotes também não têm o poder de dar tal bênção.

    ResponderExcluir
  4. Caro Jorge,
    Acho que agora coloquei espaço para seguidores no meu blog... Veja lá e me diga se funciona! Sou bem leigo a respeito de blogs :)
    http://traducoesevinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que blog excelente!!!
    Parabéns!!!

    Vou fazer a propaganda dele.
    Amei!

    Deus te abençoe sempre e te cubra de graças!

    ResponderExcluir
  6. sao bento afaste satanas dos nossos caminhos e que Deus nos proteja,amen.

    ResponderExcluir
  7. A CRuz de São Bento na sua medalha , ficam comigo o tempo todo.A milagrosa Medalha já faz parte de mim.Doei a varias pessoas e vou doar muito mais.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada por me elucidar a respeito da bênção da medalha de S.Bento. Sou devota desta medalha.O tema deste blog, também,é muito feliz. Tive a sorte de ter 2 avós, boas contadoras de histórias,que nos transmitiram grandes valores de suas avós. Elas foram Almas Castelo que, contando histórias de vida,nos mantiveram unidos. Repeti isto com meus filhos e estou continuando com meus netos.

    ResponderExcluir
  9. Uso sempre a minha medalha>>>>quero um dia pedir a um sacerdote que abençõe !!!!

    ResponderExcluir
  10. A medalha deve ser abençoada por um sacerdote com uma oração especial (exorcismo da medalha)

    “O nosso auxílio está no nome do senhor que fez o céu e a terra
    Exorcizo-te medalha em nome de Deus pai onipotente que fez o céu e a terra, o mar e tudo que contém.
    Todas as forças malignas e todos os exércitos diabólicos com todos os seus poderes é persuasões sejam afugentado se extirpados por meio da fé e do uso dessa medalha a fim de que todos que a usam tenho saúde de corpo e de espírito.
    Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo,
    Amém.
    Ouvi senhor a minha oração e chegue a voz o meu clamor.
    O senhor esteja convosco e como teu espírito.
    Pai nosso, que estais no céu...
    Amém
    Oremos: Deus eterno e todo poderoso, pela interseção de nosso pai São Bento vos suplicamos,
    Seja essa sacra medalha com suas inscrições e carácteres abençoada por voz, a fim de que seus poderes movidos pela fé possam realizar boas obras, obter santidade de corpo e de alma, receber a graça da santificação e as indulgências recebidas. Ter o vosso auxílio para afugentar o maligno com as sua fraudes e ciladas é um dia comparecer à vossa presença Santos e imaculados por Cristo nosso Senhor. Amém.
    Que a vossa bênção Deus pai e onipotente, filho e Espírito Santo desça sobre essa medalha e sobre quem a utilize e permaneça para sempre.”

    ResponderExcluir